Cobertura com Telha Shingle
Origem do produto
As "Telhas asfálticas" ou simplesmente "SHINGLE" como têm sido mais comumente chamadas, foram inventadas a mais de 150 anos no Canadá. O produto é encontrado nas mais diferentes partes do planeta e sua performance é adequada a qualquer tipo de clima ao qual é submetido.
O que é uma telha shingle?
É uma manta asfáltica composta por base de asfalto, fibra de vidro e acabamento em lâminas metálicas diversas, resultando em especial beleza, economia e conforto. Adaptáveis a qualquer tipo de estrutura, são simples e de ótimo resultado estético e funcional.
Pigmentação dos grânulos
A cor é fundamental para a durabilidade da aparência, quanto ao processo, as de melhor qualidade são inorgânicas, livres de desbotamentos e dificultam a criação de microorganismos vivos.
Combinação ideal e permanente que isenta o produto de aplicações químicas, composta pelo basalto de pigmentação inorgânica pelo processo cerâmico, oferecida em toda linha de produtos.
Areia Sílica
Mantêm o produto sem que as peças colem nos pacotes.
Pontos termo adesivos
As faixas de asfalto localizadas na parte superior das telhas, quando expostas ao sol se colam e aumentam a resistência do produto às tempestades de vento após a instalação. A qualidade do asfalto é fundamental, pois as telhas podem não se colar com o tempo e comprometer a performance do produto frente às condições climáticas.
Os pontos também devem ser descontínuos para evitar a formação e gases e bolhas indesejáveisna sobreposição das telhas.
Sem desperdício
Por serem inquebráveis, não necessitam previsão de compra adicional por conta de perdas durante a instalação. Permitem recortes para acabamentos eliminando a necessidade de peças especiais e aproveitando cada pedaço.
Instalação
É um sistema que possui características próprias e requer cuidados pertinentes e pleno de suas qualidades.
Base de instalação
Requer superfície plana, laje de concreto ou assoalhamento em madeira bem nivelada para que o resultado final seja perfeito. Normalmente são utilizadas chapas de 12mm, porém não é condição única.
No caso de laje de concreto, esta deverá ser impermeabilizada e a telha será instalada a fogo, ou deverá ser sarrafeada e assoalhada.
No caso de compensado, deve-se utilizar estrutura adequada com espaçamentos, juntas de dilatação e proteção de face especificada pelo fabricante.
Sistema de ventilação
A cobertura em Shingle é um sistema que possui particularidades que devem ser respeitadaspara obter-se o efeito e conforto oferecidos. Um deles é a ventilação, que atua entre o forro interno e o compensado, com a finalidade de eliminar formações de condensação e dissipar o calor. Para tanto, deve-se prever entrada e saída de ar nesta câmarade ventilação, já que a vedação obtida após a aplicação do produto e a natural elevação do ar quente cria um vácuo que suga o ar externo pela parte inferior do telhado resultando em um fluxo contínuo de troca e consequentemente renovação.
Instalação de telhas
O procedimento básico indica que as telhas sejam pregadas sobrepondo-se até o cume do telhado. Além de pregadas, pontos termo adesivos previamente distribuídos pelas telhas colam-se com a exposição ao sol.
Cumeeiras
As próprias telhas são recortadas e sobrepostas linearmente para a execução deste trabalho.
Água furtada e rincão
Nesta parte do telhado, normalmente considerada crítica, as próprias telhas sobrepõem-se proporcionando além de estanqueidade total, um perfeito acabamento estético.